Na pintura
A
finalidade primordial da pintura gótica era ensinar a criação divina e,
num sentido mais didático, narrar as Escrituras para o maior número de
pessoas, quase sempre analfabetas. Os temas eram religiosos, tirados da
tradição bizantina. Além das histórias da Bíblia, representava-se também
a vida dos santos e a iconografia de Cristo, particularmente a
crucificação, capítulo central da teologia da Idade Média.
Embora
as pinturas fossem frequentemente substituídas pelos vitrais, são
comuns as pinturas em painéis de madeira e sobre relevos. As figuras
adquirem mais naturalidade, e o colorido é mais vivo. Os pintores do
gótico elaboraram uma pintura carregada de simbolismo, a fim de tocar
emocionalmente o observador. São, também, notáveis as pinturas em
manuscritos (iluminuras). No final do período, surge a preocupação com a
perspectiva, melhorando as proporções entre figuras próximas e
afastadas.
Na escultura
Em
geral, a escultura gótica está integrada na arquitetura. A princípio,
as estátuas eram alongadas e não possuíam qualquer movimento, com um
acentuado predomínio daverticalidade, o que praticamente as fazia
desaparecer. Eram estátuas-colunas. Aos poucos, ela foi-se libertando
das rígidas formas românicas e adquirindo maior expressão,
primeiramente,
no rosto e, depois nos movimentos. Além dessa variação no tempo, há
grande diferenciação de um lugar parara outro. Na fase final da Idade
Média, as figuras já apresentam uma grande naturalidade. Os escultores
buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos,
santos e personagens bíblicos).
A
separação em relação à arquitetura torna-se um fato e as esculturas
começam a se destacar como obras independentes. As roupas ficam mais
pesadas e se multiplicam as dobras, que já não são lineares e rígidas,
mas sim onduladas, expressivas e mais naturais.
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